Confira a cobertura completa deste evento:
05/11/2015
Relação estremecida: Frentistas do Sul do país se afastam da nacional e criam federação própri
  • Nova instituição sindical vai representar mais de 100 mil trabalhadores de 1.191 municípios dos três Estados

    Chapecó (5.11.2015) - O comportamento não satisfatório adotado pela Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) está causando um racha no movimento sindical da categoria. Os líderes sindicais dos trabalhadores em postos de combustíveis de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul decidiram pelo desligamento da instituição nacional e criar uma federação composta pelos três Estados. A federação Sul dos frentistas, ainda sem nome definido, deve ser fundada nos próximos meses.

    O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Revendedoras de Combustíveis de Chapecó – Sitercomoc, Juscemar da Maia Pavão, é um dos líderes do movimento. Ele justifica que a insatisfação é justificada “pelo não atendimento” das necessidades do coletivo sindical da região Sul do país.

    Os sindicatos sulinos estão “muito descontentes e aborrecidos” com a atuação da federação nacional. A Fenepospetro prioriza os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro em detrimento aos demais, especialmente do Sul do Brasil. Pavão argumenta que existe forte restrição ao sistema representativo adotado pela liderança nacional.

    O comportamento inadequado e inaceitável “por não contemplar todas as regiões” acabou criando “um grande vácuo” na relação entre o organismo nacional e os filiados. A postura da federação brasileira impede o crescimento e o desenvolvimento dos sindicatos “refletindo negativamente junto aos profissionais da classe”, evidencia o dirigente sindical.

    Expressivo
    A instituição em processo de criação já nasce grande. Terá, num primeiro momento, a participação de 12 sindicatos que, em conjunto, representam mais de 100 mil profissionais do setor. Este contingente está centrado nos 1.191 municípios do trio de Estados. A parcela dissidente causa rombo de 25% na representatividade da federação nacional, explicou o sindicalista durante reunião da diretoria do Sitercomoc.

    O líder dos frentistas no Oeste admite “resistências e dificuldades” à fundação por que o processo mexe com a estrutura da organização nacional. “Nada, no entanto, que possa impedir ou inviabilizar nosso projeto”, assegura o sindicalista.

    Temas
    Na reunião foram tratados, ainda, dos seguintes assuntos:
    - Prestação de contas das assembleias (Xanxerê, São Miguel do oeste, Caçador e Herval do Oeste)
    para aprovação da proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho para a região;
    - Prestação de contas do setor administrativo e investimentos na sede campestre;
    - Assembleia de negociação em Chapecó marcada para o final do mês;
    - Despesca do lago da sede campestre;
    - Almoço de encerramento do ano;
    - Festa de 1º de maio Dia do Trabalhador.
    - - - - -
    Foto: O presidente Juscemar Pavão (c) transmitiu a decisão em encontro da diretoria do Sitercomoc
    - - - - -
    Assessoria de Imprensa Sitercomoc

    
    Rua João XXIII, 388 E - Bairro SAIC / Chapecó - Santa Catarina - Cep: 89802-181